sábado, 4 de janeiro de 2014

2013 (parte I)



Obviamente, devo desculpas a vocês que acompanham o Fala Livros - espero que ainda estejam por aí. Este ano que está acabando foi bastante agitado e o blog, uma das minhas atividades preferidas, acabou ficando um pouco negligenciado.

Desculpas solicitadas (e, espero, aceitas), pra não deixar o ano passar tão "em branco" por aqui, resolvi partir da minha lista de leitura atual e comentar alguns livros. Sim, sim, amigos e amigas, a Retrospectiva do Fala Livros, deste ano que passou...


1. 1919

Segundo volume da trilogia USA, de John dos Passos, segue a história dos Estados Unidos, no começo do século em que viriam a se firmar como a maior potência mundial - sem seguir, necessariamente, com os mesmos personagens. Grandes transformações, contadas de forma genial - romanceada, com trechos de reportagens, canções, pequenas biografias... A imersão funciona muito bem, neste longo caminho em que, se há um personagem principal, é o próprio país.


2. Commando

A genial autobiografia de Johnny Ramone. Este teve post, podem conferir aqui.


3. A Fuga de Sharpe

Bernard Cornwell é um dos meus escritores preferidos, acho que já disse isso por aqui, algumas vezes. A série das aventuras de Sharpe, soldado inglês servindo durante o período napoleônico, é enorme - e, entre altos e baixos, consegue conquistar seu lugar. A Fuga de Sharpe é o décimo volume lançado no Brasil, com mais do que deve agradar fãs do autor. Não é o que mais gostei, mas está longe de ser o que menos me agradou.


4. Mortos Entre Vivos

John Aljvide Lindqvist teve um grande acerto, com Deixa Ela Entrar, o que me levou a este outro livro. Mortos Entre Vivos mantém o clima denso e melancólico, flertando com o terror, em alguns momentos e, apesar de se arrastar em alguns momentos, tem o mérito de tratar de uma história de zumbis com um enfoque um tanto diferente - mostrando o impacto emocional causado por aqueles que voltaram à vida.


5. Selvagens

Excelente, do começo ao fim. Se quiserem saber mais, podem conferir o post.


6. Identidade Roubada

Chevy Stevens consegue manter uma linha competente, neste thriller. Não é o melhor do gênero, mas é competente - com algumas reviravoltas bem interessantes. Vale a leitura.


7. As Horas de Odd

Dean Koontz retorna ao carismático cozinheiro qe enxerga os mortos e tenta ajudar a resolver seus problemas. Continua alternando um bom suspense, humor sutil (e genial), momentos de melancolia e terror - perfeito para os fãs que acompanham Odd Thomas, em sua quarta aventura. O primeiro livro ainda é o melhor, mas este mantém o ritmo.


8. O Vento Pela Fechadura

Stephen King! A Torre Negra! O mestre do terror encontra espaço para contar mais uma história (que conta mais uma história!), no universo que criou - e que se expande, cada vez mais. Indispensável? Não, mas fãs aguardam ansiosamente, por qualquer novo fragmento dos Pistoleiros e do mundo que seguiu adiante. Neste ponto, a espera é plenamente recompensada, Roland e se ka-tet estão todos lá.


9. A Menina Sem Qualidades

Denso, um jogo proposto por dois adolescentes (mais adultos que qualquer outro adulto da história), que usam outros alunos e professores como meros peões. O livro de Juli Zeh consegue ser longo e verborrágico, com discursos enormes e profundas reflexões - e, ainda assim, prender a atenção do começo ao fim. Boa leitura.


10. Condenada

Chuck Palahniuk, sendo Chuck Palahniuk. No inferno. Sem restrições. E, sim, seu inferno é livre de moral, um lugar terrível, paisagens repugnantes, tormento eterno, indivíduos nada confiáveis.  Absurdamente divertido.Uma revolução está começando.



Mais uma vez, obrigado pela companhia, pessoal. A segunda parte da lista virá, sem demora (espero). E, caso queiram algum post mais detalhado de qualquer livro da lista, é só escrever nos comentários!

Um abraço, e feliz 2014 pra vocês!!!


Comente usando o seu perfil no Facebook!

2 comentários:

  1. Olá, Julio.

    Não li nem um dos livros dessa primeira parte de sua retrospectiva, mas tenho interesse em ler uma boa parte deles: a trilogia USA, de John dos Passos, Mortos Entre Vivos (e é claro, Deixa Ela Entrar!!!), Selvagens, Identidade Roubada e Commando!!!
    Que interessante parece ser "A Menina Sem Qualidades", já anotei na lista de livros que quero ler.

    Boas leituras,
    Maura - Blog da /mauraparvatis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maura! Não deixe de ler, sim... Juli Zeh desenvolve uma história interessantíssima, com muito sucesso. E, parabéns pelo seu blog, muito bom!

    Julio

    ResponderExcluir