sábado, 17 de março de 2012

RELATOS- UM ADVOGADO NA DITADURA




Eu sempre gostei muito de História, embora tenha predileção por temas específicos. As Guerras Mundiais, a Revolução Russa e a Guerra Fria são exemplos de períodos históricos que ganharam espaço na minha biblioteca particular. Em relação ao passado do nosso País, o período da ditadura sempre me provocou interesse.

E o interesse só aumentou quando ouvi relatos de familiares que participaram ativamente na vida política do Brasil nestes anos de escuridão. Assim, qualquer livro que verse sobre o assunto faz minha mão coçar. Não foi diferente com "Relatos- Um advogado na ditadura". Não sei se foi o viés jurídico, histórico ou o preço que me seduziu - R$5,00 em num sebo de rua.

O livro tem o prefácio de Evandro Lins e Silva, penalista importante e ex Ministro do Supremo Tribunal Federal. A obra é, em verdade, coletânea de memórias do autor, que relata seu dia a dia antes, durante e depois do Ato Institucional nº 5, um dos grandes responsáveis por inibir duramente as liberdades individuais.

Os relatos são claustrofóbicos e dão o tom de paranóia daquele período. Qualquer um, por qualquer leve motivo, podia ser retirado de sua residência à força e levado para os órgãos de segurança do governo. Lá, os "subversivos" eram submetidos a longas torturas para que "confessassem" seus crimes. Tudo dentro da lei.

A leitura é rápida, simples e todos os termos jurídicos são pacientemente explicados, sem delongas e em lingaguem popular. É uma pérola, sem dúvida, para todos os que se identifiquem com minha curiosidade pela História do Brasil recente.

Nome: Relatos - Um advogado na ditadura
Autor: Antonio Carlos Barandier
Editora: J. Di Giorgio
Ano: 1994


Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário