sábado, 1 de outubro de 2011

Lançamentos - Tinta Negra



Pessoal,


Nossa editora parceira Tinta Negra está com três lançamentos muito interessantes, vale a pena dar uma olhada (material extraído do release de divulgação das obras):


NEM PAZ, NEM GUERRA
Três décadas de conflito no Saara Ocidental
GIOVANA MORAES SUZIN E LAURA DAUDÉN
232p. 
Reportagem, relações internacionais, política externa

Saara Ocidental: a última colônia africana grita pela independência

Em conflito com o Marrocos há 35 anos, os saarauis reivindicam reconhecimento
Muito perto dos países do Norte da África que protagonizam uma onde de rebeliões contra regimes despóticos está o Saara Ocidental, um território que viveu sob fogo cruzado durante dezesseis anos e, há 35, espera por solução e reconhecimento. Para compreender a realidade por trás dessa guerra esquecida, as jornalistas Giovana Moraes Suzin e Laura Daudén foram a campo conhecer os homens e mulheres que, em ambos os lados, sofrem com a espera e com a iminência de um retorno ao conflito armado. O resultado desta empreitada é o livro-reportagem Nem paz nem guerra - Três décadas de conflito no Saara Ocidental.


PEQUENA HISTÓRIA DAS GRANDES IDEIAS
Como a filosofia inventou nosso mundo
MARTIN BURCKHARDT
Trad. Petê Rissatti
176p.
Não ficção, filosofia, história das ideias

Pequenas grandes invenções
Numa divertida viagem pela História, livro revela o que está por detrás de ideias como a moeda, o relógio, a economia ou a lógica
Quando despertamos de manhã, não é comum nos perguntarmos por que o nosso tempo é dividido em fatias e organizado num mecanismo chamado relógio. Também não costumamos indagar como um simples pedaço de papel - chamado "dinheiro" - pode ser mais valioso do que uma outra amostra do mesmo material - uma folha em branco, por exemplo. Isso por que o relógio e o dinheiro, tão presentes em nossas vidas, acabam parecendo elementos da natureza, coisas que sempre estiveram ali. Pensamos neles automaticamente. E, por isso mesmo, têm tanta força: são ideias projetadas em nossas mentes desde que nascemos, e as quais naturalizamos, sem nos perguntarmos como e por que surgiram.
Mas o que há por detrás dessas invenções? Pequena história das grandes ideias: Como a filosofia inventou nosso mundo é um convite a observar com olhos curiosos essas "ideias escondidas" no cotidiano, elaborando perguntas obscurecidas pelo hábito.



  

HEIDEGGER O nazismo, as mulheres, a filosofia 
ALAIN BADIOU e BARBARA CASSIN
Trad. Maria Inês Duque Estrada
88p.
Filosofia, relações com mulheres, política

Um olhar mais humano sobre Heidegger
Livro lança luz às facetas e polêmicas do pensador alemão e analisa sua filosofia, sua posição política, a relação com as mulheres e com o poder 

O filósofo alemão Martin Heidegger pode ser acusado de muitas coisas, mas jamais de ter entrado com monotonia na posteridade. Um dos pensadores mais importantes do século XX, influenciou ninguém menos que Sartre, Lautman, Derrida, Foucault e Lacan - só para citar alguns exemplos. Simultaneamente, concorre também ao título de filósofo mais odiado de todos os tempos, páreo que disputa por seu envolvimento, ainda um tanto nebuloso, com o partido nazista alemão.



Mais informações podem ser obtidas na página da Tinta Negra Bazar Editorial, no Facebook.

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário