segunda-feira, 22 de agosto de 2011

1808 – O início de um Novo Brasil




Após mais um período de ausência do Fala Livros, que completa um ano este mês, estou de volta para falar de uma obra que deveria ser leitura obrigatória nas salas de aula de nosso Brasilsão.
O livro 1808, de Laurentino Gomes, esta aí para quem quer saber um pouco sobre a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, mas principalmente para entender porque somos o que somos hoje em dia.

Em 1808 o clima nas terras além-mar era de muita tensão. Napoleão continuava sua marcha rumo ao domínio de toda a Europa. Sua grande oponente era a não menos poderosa Inglaterra. Com isso, D. João VI se viu entra a cruz e a espada, sendo foi forçado pelas duas potências a ceder as vontades de cada uma sob a pena de perder a coroa e ainda ver uma guerra acontecer em território português.
Diante deste cenário, D. João VI, contrariando sua fama de Rei “desprovido de inteligência”, usou uma das principais características de sua personalidade para resolver a situação: a indecisão. Graças a sua infinita indecisão, D. João VI foi capaz de enganar as duas maiores potências mundiais. “Foi o único capaz de me enganar”, disse Napoleão em suas memórias escritas no exílio.
Buscando articular os interesses de cada um dos lados e ganhar tempo, D. João VI embarcou a sua corte nos antiquados navios da esquadra portuguesa e zarpou para terras brasileiras, deixando o povo português entregue a própria sorte. Após uma viagem cheia de surpresas e perigos, a corte portuguesa chegou ao Brasil inaugurando uma nova era na colônia, em especial, na cidade do Rio de Janeiro.
A vinda da única família Real européia que esteve em sua colônia americana trouxe imenso progresso. A cidade do Rio de Janeiro começou a conhecer o conceito de urbanismo. Foram feitas inúmeras construções, dentre elas o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional (antiga Biblioteca Real) e o atual Museu Nacional, na época, a residência oficial do Rei D. João VI. Cabe registrar que a unidade do país se deve a presença do Rei em terras brasileiras, fato não observado na colônia espanhola, que deu origem a diversos países.
Em 1808 é possível compreender a origem de muitos costumes que carregamos até hoje e, mais que isso, entender que a História que aprendemos nas salas de aula “esconde” muitos fatos importantes sobre nosso país e sobre nós mesmos.

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário