segunda-feira, 11 de julho de 2011

Akrópolis - A Grande Epopéia de Athenas




O autor é apaixonado pela Grécia, assim como eu. Só que ele elevou tal sentimento a outro patamar: viajou até as terras gregas para estudar e conhecer mais a fundo o objeto de sua paixão, que não se limita à mitologia, mas abrange,também, a cultura e os registros arqueológicos daquela civilização.

O livro começa com os mitos que envolvem a criação de uma das principais cidades do mundo antigo, abençoada pela deusa que emprestou-lhe o nome: Atena. Berço de pensadores e filósofos, a pólis era o grande centro político e comercial de então. Ali grandes questões foram pensadas e debatidas, problemas eram resolvidos e idéias, difundidas. Por exemplo, conceitos que hoje nos são caros, como democracia, surgiu naquele caldeirão sócio-político.

Intercalando esse conteúdo, que mais parece uma grande ( e cansativa) aula de História com conversas que o autor travou com Konstantinos Stavopoulos, um funcionário do governo ateniense, vamos do passado distante ao presente, observando o apogeu e o subseqüente declínio de um dos povos mais importantes do planeta. Porém, a leitura se encerra com a Guerra do Peloponeso, de forma que tudo o que concerne à história grega recente não aparece.

Ainda assim, a dica vale muito a pena, tanto para os que curtem história,quanto para os que gostam de arqueologia,filosofia, etc. Apesar de finininho, o livro contém histórias e sabedoria milenar. Outro ponto positivo é que pode ser facilmente encontrado, tanto na internet, quanto em livrarias ou mesmo nas bancas de jornal.

Nome: Akrópolis- a grande epopéia de Atenas
Autor: Valerio Massimo Manfredi

Editora: Rocco
Número de páginas:200


Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário