quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ei! Tem alguém aí?




Quando minha irmãzinha estava prestes a nascer, fui presenteada com "Ei! Tem Alguém Aí?". Isso já faz alguns anos, mas guardo um carinho especial pelo livro. Apesar de ser dirigido ao público infantil, o indico para jovens e adultos também. É que algumas passagens podem ser utilizadas para reflexão, ainda que sejam exploradas de forma rasa, já que, afinal, crianças não costumam filosofar sobre a vida.

O autor trata, basicamente, de relações humanas. Eis a trama: um garotinho de 8 anos vai se tornar irmão mais velho. De repente, seus pais precisam ir ao hospital: o bebê vai nascer. Durante esse período, ele fica com a avó em casa,brincando com seus dinossauros de plástico. Até que Mika, um extraterrestre, resolve fazer contato. Os dois bricam juntos, pensam e se divertem; passeiam e compartilham experiências.

Esse é esse o gancho para tratar de temas como o início da vida do planeta (será que tudo começou mesmo com os dinossauros?), a comunicação entre seres diferentes ( que muitas vezes parece ser impossível), superação de barreiras como língua e costumes, tolerância, etc. Nas 24 horas que humano e alienígena passam juntos, se entendem perfeitamente bem, dando a entender que o diálogo é possível, mesmo entre pessoas que tenham histórias de vida díspares.

O livro vai mais além: deixa claro que dá para aprender com essas diferenças - a cada pergunta integiente feita, o etêzinho faz uma referência. O menininho começa a imitá-lo, curvando-se a cada pergunta intigrante que lhe é feita, demonstrando respeito pelos hábitos alheios que são desconhecidos, louvando a curiosidade.

A leitura é simples, rápida e lúdica. Como ponto positivo, consegue transmitir ensinamentos para cada tipo e faixa etária de público. Dá para retirar dele tanto quanto se quer, por assim dizer. Além de ter a amizade entre estranhos como pano de fundo, ainda deixa uma moral bacana para aqueles que serão irmãos mais velhos: todos têm espaço, tanto no planeta, quanto no ambiente doméstico.



Nome: Ei! Tem Alguém Aí?
Autor: Jostein Gaarder*
Editora: Cia das Letrinas

Páginas: 125

*Mesmo autor do célebre livro " O Mundo de Sofia"

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário