domingo, 29 de maio de 2011

Botafogo - Muito mais que um clube





Gostaria de começar a dica da semana lembrando a todos que esse livro já foi apresentado pelo Júlio (http://www.falalivros.com/search/label/Thiago%20Pinheiro), mas resolvi indicá-lo por três razões: por pedido do próprio Júlio, amor ao clube e apreço ao escritor, que é meu amigo.

Aos que não são botafoguenses, o livro vai apenas servir como um amontoado de relatos de um torcedor apaixonado, como qualquer outro poderia ser. Vai assustar aos que não estão habituados a curtir futebol ou qualquer outro esporte, pelo grau de fanatismo – ir até a Argentina para ver uma partida! Mas aqueles que têm “uma estrela no lugar no coração” são atingidos em cheio.

Explica-se: há identificação. Só aqueles que já passaram por algumas das experiências relatadas partilham daquelas mesmas emoções. E os olhos enchem de lágrimas, o coração aperta e a ansiedade bate forte quando lembramos do que significa ir ao estádio torcer, xingar, gritar, enfim, lutar pelo time. Sim, apenas nós sabemos as alegrias e os dissabores proporcionados pelo sentimento alvinegro.

Essas sensações são amplificadas pelo formato do livro, que parece mais um diário, um manuscrito pessoal. Isso se deve ao fato das passagens serem pequenas e objetivas, todas retiradas dos blogs nos quais o autor escrevia. Simplificadamente, é o mesmo que ver pelas lentes de um (outro) fanático e reconhecer no dia a dia dele o nosso próprio. Daí vem o riso de nervoso e o pensamento: “é, já fiz isso.”

Não sei se é o Thiago acompanhando o Botafogo ou o contrário. Secundariamente, dá, também, pra extrair informações importantes sobre o clube, desde 2007 até 2010. Assim, a proposta vai além de expor uma história penosa de amor entre um garoto e seu time de futebol: é a narrativa, em primeira pessoa, de algo muito maior – que nem o próprio autor consegue explicar ou entender.

Se você não é alvinegro ou se o futebol não lhe interessa, leia também. Conhecer universos diferentes é sempre interessante.

Autor: Thiago Pinheiro

Ano: 2010

Páginas:180

Editora: Multifoco


Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário