segunda-feira, 7 de março de 2011

As Terras Devastadas - A Torre Negra vol 3



"A mão direita dela era um borrão entre o braço da cadeira e a coronha do revólver de Roland. Saiu em um segundo, a mão esquerda descendo, caindo sobre o cão em adejos quase tão rápidos e delicados quanto as asas de um beija-flor. Seis estalos secos ecoaram pelo vale, e cinco das seis lascas de pedra em cima da rocha deixaram de existir num piscar de olhos."


Roland Deschain, do Mundo Médio (uma referência à Terra Média de Tolkien, uma das grandes inspirações para a série de Stephen King) não segue mais sozinho, em sua busca da lendária Torre Negra. Eddie Dean e Susannah juntaram-se ao pistoleiro, em A Escolha dos Três, e agora resta somente um membro para o grupo - o ka-tet, pessoas unidas por um destino em comum - estar finalmente completo: Jake Chambers, o jovem companheiro de Roland, mostrado em O Pistoleiro
Como? 
Bem, tenho um compromisso de fazer o melhor possível para não estragar surpresas, mas posso declarar que mundos alternativos e realidades paralelas são uma constante no universo da Torre Negra, criado por King - lembrando que a Torre representa o centro de todos estes mundos.


Assim, com Jake - e o fiel trapalhão (não é o Didi, mas algo parecido com um cachorro), Oi, ao seu lado - o ka-tet precisa seguir um dos Feixes de Luz que conduz à Torre Negra. Seu caminho passa pela cidade subterrânea de Lud, habitada por seres que perderam sua humanidade há muito tempo, liderados pelo mortal Homem do Tiquetaque. De Lud parte o trem Blaine, um computador vivo, ainda mais perigoso que os humanos degenerados. A sobrevivência dos pistoleiros dependerá de sua capacidade de derrotar Blaine num jogo de enigmas, antes que o trem cometa suicídio - levando a todos junto com ele.


As Terras Devastadas, embora seja um capítulo intermediário da grande saga de Stephen King, apresenta alguns fatos importantes, que serão vitais para o desenrolar da história, daqui por diante. A relação entre cada um dos pistoleiros começa a formar laços mais profundos, e muito da mitologia em torno do Mundo Médio e da Torre Negra é revelado. Seu final conduz diretamente ao próximo capítulo, Mago e Vidro - em que a história do grande amor de Roland será contada em detalhes.


"Jake compreendeu que o Homem do Tiquetaque fizera algum tipo de movimento quando se voltava, tão rápido que não passara de um lampejo. O fino cabo branco que se projetara da bainha presa ao ombro dele desaparecera. A faca estava agora no outro lado da sala, espetada no peito da mulher de cabelos pretos. O Homem do Tiquetaque a tirara e lançara com uma velocidade tão fantástica que Jake não sabia se o próprio Roland podia igualar."




Editora: Objetiva
Autor: Stephen King
Ano: 1991
Páginas: 526.

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário