quarta-feira, 30 de março de 2011

Olhos de Falcão



O primeiro destaque deve ser para o excelente trabalho de arte, nesta edição de Olhos de Falcão. A capa, por si só, já é bem impactante; as folhas com a borda pintada de vermelho completam o trabalho, dando um visual muito bacana ao livro.

Obviamente, pra um cara desconfiado como eu, tanto esmero no design da obra foi o bastante para me fazer duvidar da qualidade do seu conteúdo... E não me arrependi nem um pouco. 

Romance de estréia de Alex Barclay, a moça não decepciona, mantendo o ritmo e o suspense, sempre criando aquele efeito de "vou ler só mais um capítulo" e me fazendo avançar por algumas madrugadas. Como já comentei na trilogia Millennium, acredito que um bom mistério deve ter uma solução verossímel, que não insulte a inteligência do leitor - e Olhos de Falcão passa no teste de forma muito competente.

Seu personagem principal, o detetive licensiado Joe Lucchesi, é bem detalhado - embora lhe falte um pouco de carisma, em determinados momentos -, e com algumas falhas, que ajudam a torna-lo bastante realista. O grande mérito, porém, vai para seu antagonista. Extremamente bem construído, a história de Duke Rawlins é praticamente uma passo-a-passo de como se criar um psicopata, desde sua mais tenra infância. Explica seus atos, mas não os justifica, de forma alguma - servindo para tornar Rawlins ainda mais imprevisível e assustador.

O final tem uma reviravolta interessante, com uma "sombra" que esteve presente durante todo o livro (não insultando minha inteligência, portanto - não foi uma solução mirabolante). Final, aliás, de grande coragem por parte da autora, levou-me a acreditar numa continuação - que acabei comprovando no seu site (http://www.alexbarclay.co.uk/), descobrindo que existe uma outra novela de Joe Lucchesi.

Trata-se, portanto, de um thriller competente, com uma história bem contada, mais do que capaz de prender a atenção na leitura até suas últimas páginas.


Editora: Bertrand Brasil
Autora: Alex Barclay
Ano: 2005
Páginas: 445

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário