domingo, 20 de março de 2011

Clube dos Imortais - A Nova Quimera dos Vampiros





Muito antes da modinha vampiresca se espalhar pelo mundo, um escritor brasileiro chamado Kizzy Ysatis capturou minha atenção ao dar uma entrevista no Programa do Jô. Na oportunidade, estava promovendo seu livro “Clube dos Imortais – A Nova Quimera dos Vampiros”.

Somente a figura de Kizzy foi suficiente para atrair minha atenção. A capa belíssima serviu para atiçar minha curiosidade de vez. Acabou que comprei o livro e não me arrependi: misturando realidade e fantasia, o autor vai buscar em Álvares de Azevedo a espinha dorsal da trama que desenvolve.

A história começa com um baile de máscaras que acaba de forma trágica para um pobre pierrô apaixonado. Praticamente todas as cenas que seguem o fim desse prólogo vão se desenvolver dentro da cultura gótica dos atuais bairros paulistas. O foco do livro é o adolescente Luciano e seus amigos, que começam a sofrer interferência de criaturas poderosas e sobrenaturais. Assustados, curiosos e, principalmente, seduzidos, os adolescentes embarcam numa espécie de perseguição, engendrando pelo mundo fantástico dos vampiros, lobisomens e demais criaturas místicas.

Esqueça Crepúsculo: “O Clube dos Imortais” é uma obra madura, muito bem escrita, repleta de referências a: poesia brasileira, geografia urbana de São Paulo, seres mitológicos e ícones da cultura jovem, como boates. Acima de tudo, é um livro que trata sobre amor, sedução, poder e obsessão.

É impressionante como Kizzy consegue reunir todos esses elementos e fazer com que a história pareça ser real, do tipo que poderia ocorrer com qualquer um. A naturalidade como o romance é exposto, as explicações, o final... Enfim, tudo concorre para uma leitura agradável e magnética. Eu simplesmente não conseguia parar de ler!

Vale lembrar que “Clube dos Imortais” conquistou o Prêmio Rachel de Queiroz, em 2005.

Nome: Clube dos Imortais – A Nova Quimera dos Vampiros
Autor: Kizzy Ysatis
Editora: Novo Século
Data: 2006
Número de páginas: 312



Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário