domingo, 20 de fevereiro de 2011

Primeira dica da Carol




Olá, pessoal!

É a minha estréia aqui no FalaLivros e, como não poderia deixar de ser, estou um pouquinho nervosa! Aproveito para agradecer (publicamente) ao Julio pela oportunidade de compartilhar meu gosto por leitura com vocês. E, claro, espero que gostem dos livros que vou indicar. =)

Minha primeira dica é: "Fadas no Divã." É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido um Conto de Fadas. A maioria de nós, em algum momento da vida, já ouviu e difundiu as peripécias de Cinderela, Branca de Neve, João e o Pé de Feijão, Rapunzel, Patinho Feio...

A proposta de “Fadas no divã” vai além de relatá-las na forma tradicional, pueril e infantil que conhecemos. Esse livro explica que, na verdade, as histórias que hoje são dirigidas para as crianças, eram feitas para jovens e adultos. Seu conteúdo continha conotações complexas, que versavam sobre a vida adulta e seus percalços, na maioria das vezes de forma metafórica.

O livro em questão traz as historietas populares (como os acima citados), e outras mais obscuras (como Pele de Asno), com a vantagem de serem descritas em várias versões, inclusive as originais. É o que ocorre como, por exemplo, os contos compilados pelos Irmãos Grimm, que são reproduzidos literalmente em “Fadas no Divã’’, sem censura alguma.

Está tudo ali: as explicações psicanalíticas, o cunho sexual retirado de alguns contos, as explicações sociais, históricas e culturais, os finais verdadeiros e, inclusive, análise de fenômenos da literatura infanto-juvenil moderna, como: Harry Potter e a Turma da Mônica. Enfim trata-se de obra elegante, divertida e que mostra os Contos de Fada sob uma ótica inovadora e interessantíssima.

Título: Fadas no Divã
Autores: Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso
Editora: Artmed
Ano: 2006

Boa leitura!



Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário