sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Pistoleiro - A Torre Negra vol 1



"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."


Alguns livros de Stephen King apresentam ligações entre si. Para citar alguns exemplos: uma coadjuvante de Rose Madder torna a aparecer em Desespero. A protagonista de Jogo Perigoso vê, em meio a um delírio, a protagonista de Eclipse Total (e vice-versa). Insônia explica muita coisa, inclusive o catalisador de toda a tragédia em O Cemitério - além, é claro, da presença do Rei Rubro.

E tudo gira em torno da Torre Negra.

A maior história de Stephen King, descrita pelo mesmo como "o mais longo romance popular de todos os tempos", a série, em 7 volumes (alguns nada curtos) tem sua gênese em O Pistoleiro. Roland Deschain é o último de sua linhagem, o último dos pistoleiros num mundo que seguiu adiante. Ele busca um meio de reverter toda a tragédia que se abateu sobre sua terra e que conduz rumo a um indelével fim - e sua busca o direciona rumo à mítica Torre Negra.
Repleto de influências pop - destacando-se as histórias de Tolkien, romances Arturianos, faroeste e o poema épico "Childe Roland à Torre Negra Chegou" -, O Pistoleiro foi escrito por um Stephen King ainda muito jovem. Esta edição, publicada no Brasil, foi inteiramente revista pelo autor, com um grande acréscimo de páginas, buscando um texto mais "maduro". Ainda assim, é o menor de todos os volumes, apenas o ponto de partida para uma longa e fascinante história, que levou mais de 20 anos para ser inteiramente contada.

A Torre Negra caminha, cada vez mais, para uma longa vida multimídia. Revistas em quadrinhos já foram publicadas pela Marvel e agora comenta-se sobre a realização de filmes e uma série de TV.


Editora: Objetiva
Autor: Stephen King
Ano: 1982
Páginas: 221

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário