terça-feira, 31 de agosto de 2010

Botafogo - Muito Mais que um Clube



Não, não sou torcedor do Botafogo. Na verdade, nem sou tão ligado em futebol assim. E, confesso, dificilmente teria lido este livro se o autor não fosse um grande amigo meu... e teria perdido uma leitura divertida e inteligente.
É interessante acompanhar a paixão de um torcedor pelo seu time do coração, os sacrifícios para acompanhá-lo ao longo do caminho (mesmo quando as recompensas são poucas), bem como a alegria indescritível da vitória sobre "os inimigos" - os times rivais. São textos parciais, passionais, em que o clube é coadjuvante e personagem principal, sua presença sempre presente, influenciando cada crônica.
O autor passa por viagens, disputas políticas, grandes decepções, grandes alegrias. É válido, para alienados futebolísticos como eu compreenderem um pouco do que se passa na cabeça destes torcedores apaixonados, que decoram o nome do elenco atual, passado, do melhor de todos os tempos, do pior de todos os tempos, que sabem armar o time melhor do que qualquer treinador. É válido para torcedores apaixonados idetificarem-se e lembrar em que não estão sozinhos, que não são incompreendidos.

Leitura recomendada, para torcedores de qualquer time. Nem que seja para conhecer melhor seus "inimigos".

Editora: Multifoco
Autor: Thiago Pinheiro
Ano: 2010
Páginas:180

Comente usando o seu perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário